Novembro Azul: diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Estima-se que quase 25% dos portadores da doença ainda morrem devido à doença, isso porque ainda é grande a porcentagem de pacientes diagnosticados em estágios avançados do câncer de próstata.
Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura.
Prevenção
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Os que são de raça negra ou têm parentes de primeiro grau com a doença devem iniciar o acompanhamento preventivos aos 45 anos.
Em estágio inicial, geralmente o câncer de próstata não causa sintomas, mas ao atingir estágio mais avançado pode causar:
Urgência em urinar.
Fluxo urinário fraco ou interrompido.
Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
Sangue na urina ou no líquido seminal.
Insuficiência renal.
Disfunção erétil.
Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Saiba Mais
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto.
Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
A próstata é responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
Quando um câncer de próstata é diagnosticado, o médico faz uma avaliação completa antes de definir o tratamento, que é individualizado.
Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada.
Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.
Quando o câncer de próstata é diagnosticado em estágio inicial, além do aumento das chances de curo, também são maiores as opções de tratamento.
Fale com o seu médico e não negligencie a sua saúde.
Fontes: Inca (Instituto Nacional do Câncer); Sociedade Brasileira de Urologia; e Instituto Oncoguia.